Quais os riscos de investir em peer-to-peer lending? P2P Lending Parte 2

Pretende investir em plataformas de financiamento coletivo? Entenda os riscos

No post O que é o Peer-to-peer Lending? Parte 1 falei sobre informações gerais a respeito do financiamento coletivo, ou peer-to-peer lending — recomendo a leitura antes de ler o post de hoje, no qual irei abordar os riscos de se investir em plataformas desse tipo.

 

Como qualquer outro investimento, existem riscos nessa modalidade. Para obter o retorno esperado, o investidor deve entender quais são eles e investir de maneira consciente.

 

Ainda não existem plataformas que oferecem o verdadeiro peer-to-peer lending no Brasil, mas em breve elas chegaram em peso, assim como ocorreu com o Crowdfunding. Portanto, essas dicas serão muito valiosas. Esse post é baseado na minha experiência própria como investidor em plataformas da Inglaterra, como Funding Circle, Zopa e RateSetter (as três maiores da Europa).

 

Entenda as regras do jogo

O primeiro passo é o aprendizado de como funciona a plataforma que você está investindo. Cada marketplace possui um conjunto de regras diferentes, que variam em relação a diversos fatores, como por exemplo, quem estabelece a taxa de juros, se é um leilão ou taxa de juros pré-estabelecida, o prazo de recebimento dos pagamentos, etc. É essencial que o investidor estude-as antes de investir.

 

Diversifique!

Após compreender como funciona, é hora de investir! Regra número 1: diversifique!
Essa é o principal conceito que um investidor precisa ter em mente, não coloque todos os ovos em apenas uma cesta. O financiamento coletivo pode oferecer taxas de retorno bem maiores do que outros investimentos. Porém, para evitar perdas, o investidor deve diversificar seus investimento. Meu conselho é que nenhum investimento isolado deve representar mais do que 5% de todo o portfólio. Ao passo que o montante investido vai aumentando, esse percentual deve ser ainda menor.

 

Invista de forma consciente

Antes de fazer qualquer investimento, analise e estude a empresa ou pessoa que vai receber o seu dinheiro.
Parece um processo difícil, mas é apenas no início. Ao passo que se vira um investidor frequente, você irá saber os atalhos de como analisar corretamente e de maneira fácil e rápida. Muitas plataformas ainda oferecem ferramentas que diversificam e investem seu dinheiro automaticamente, respeitando alguns filtros previamente estabelecidos. Após pegar a confiança na plataforma, essa ferramenta é uma ótima alternativa.

 

Inadimplência é parte do jogo

Sim, infelizmente é assim que funciona. Por mais criterioso que você e a plataforma sejam, sempre haverá um percentual de tomadores que não pagarão o empréstimo conforme acordado. Esteja ciente disso e não deixe que afete o seu retorno. Lembra da regra número 1? Diversifique! O investidor consciente sabe que X % do seu portfólio poderá entrar em default (inadimplência) e isso não afeta o seu retorno, pois foi planejado levando esse percentual em consideração. Procure saber qual a taxa média de default da plataforma em que está investindo, diversifique e leve esse percentual de perda em consideração no seu planejamento.

 

Seguindo esses passos, o investimento em plataformas de financiamento coletivo são ótimas alternativas.

 

Interessado no tema? Comente! Vamos usar esse espaço para discustir e fomentar essa modalidade no Brasil.

 

Abraços,
Daniel Gomes

 

2 respostas em “Quais os riscos de investir em peer-to-peer lending? P2P Lending Parte 2

  1. Oi Daniel,

    Como você conseguiu investir nessas 3 empresas?

    “Esse post é baseado na minha experiência própria como investidor em plataformas da Inglaterra, como Funding Circle, Zopa e RateSetter (as três maiores da Europa).”

    Acessei os 3 e parece que são exclusivos pra residentes do Reino Unido.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s