P2P Lending (Parte 3 – História)

O Início

O peer-to-peer lending está crescendo expo-Giles-Andrews_LG
nencialmente e conquistando o mundo, mas nem sempre foi esse sucesso. Tudo começou em 2005 com Giles Andrews, fundador da britânica Zopa (foto).
Logo depois surgiram as norte-americanas Prosper e Lending Club, em 2006. Na maioria dos países enfrentou problemas regulatórios, pois a atividade de aproximação das partes realizada pelas plataformas, muitas vezes é confundida com intermediação financeira. Demorou um tempo para essa nova modalidade se provar uma alternativa de crédito que traz benefícios para a sociedade. Um exemplo disso foi a Prosper, segundo maior plataforma dos EUA que precisou parar as operações por quase 9 meses em 2008; e a própria Zopa que teve problemas com suas operações na Itália.

 

Crescimento

No entanto, por volta de 2011-2012 o jogo virou. O peer-to-peer lending mostrou o seu valor e as autoridades locais precisaram agir para regulamentar essa nova atividade. Como aconteceu na Inglaterra, onde em 2014 o governo reconheceu a importância crescente do financiamento coletivo e regularizou essa nova modalidade de empréstimos (FCA 2014).

 

A Lending Club, maior player do ocidente, lançou a sua oferta pública inicial (IPO) em Dezembro de 2014, onde captou mais de U$8.9 bilhões.

 

America Latina

Na America Latina, o mercado de empréstimos P2P ainda não é desenvolvido como na Inglaterra ou EUA. No momento, as principais três empresas que oferecem empréstimos peer-to-peer são: Afluenta (Argentina), Cumplo (Chile) e Prestadero (México). No entanto, estamos em um momento chave onde diversas plataformas estão surgindo e devem ser apoiadas pois fomentam o crescimento das comunidades locais.

 

Plataformas pelo Mundo

A figura abaixo fornece uma visão geral das principais plataformas de p2p lending ao redor do mundo:
Screen Shot 2015-10-08 at 00.53.47

Montate de empréstimos facilitados atualizado em abril de 2015

 

Tendência

No mundo inteiro essa modalidade de empréstimos está ganhando cada vez mais espaço e o crescimento tem sido exponencial, conforme pode ser visto no gráfico abaixo, que representa o total de empréstimos facilitados na Inglaterra, um dos mercados mais estáveis e maduros:

 

Screen Shot 2015-10-08 at 01.13.06

 

Esperamos os próximos capítulos e principalmente que o Brasil venha a ter grande relevância nesse meio.

Espero que tenham gostado e comentem!

Abraços,
Daniel Gomes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s