Nubank virou um banco?

Screen Shot 2018-01-25 at 15.11.35.png

Essa semana os portais de tecnologia estamparam a notícia de que o Nubank conseguiu o “tão sonhado” decreto presidencial. Mas o que é isso?

O processo para abrir uma instituição financeira no Brasil não é simples. Toda e qualquer instituição financeira precisa passar por uma série de etapas para obter a aprovação e permissão para operar em solo brasileiro. O primeiro passo é obter a autorização do Banco Central do Brasil — que envolve um processo complexo de envio de documentos, que tem como objetivo garantir o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

Porém, para instituições que possuem capital estrangeiro, tem uma outra etapa, que é o Decreto Presidencial. Ou seja, o presidente da República precisa “autorizar” e publicar que é de interesse do país que aquela instituição financeira opere no Brasil. No caso do Nubank o Decreto ocorreu na última segunda-feira, dia 22 de Janeiro, com publicação no Diário Oficial da União. Nas palavras do Presidente da República Michel Temer:

 “é do interesse do governo brasileiro a participação estrangeira de até 100 por cento no capital da instituição financeira a ser constituída pela Nu Holdings”

Essa é uma notícia muito boa para todos nós que apoiamos a inovação e tecnologia. Afinal, mais competidores é sinônimo de melhores serviços para os clientes.

Agora voltando a pergunta: Nubank virou um banco?

Nubank_Image_02

O Nubank já havia anunciado a Nuconta em Outubro de 2007, mas naquele momento ainda estava operando como Instituição de Pagamento. Agora o caminho para virar de fato uma instituição financeira, e em breve um banco, está ainda mais próximo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s