Conheça as 5 principais vantagens do peer to peer lending

O P2P Lending (Peer to Peer Lending) é um novo modelo de tomada de empréstimos e realização de investimentos, realizado por meio de fintechs.

202906-emprestimos-conheca-as-5-principais-vantagens-do-peer-to-peer-lending

As vantagens do peer to peer lending se relacionam ao fato de que se trata de um novo modelo para a tomada de empréstimos e a realização de investimentos. Entre suas características mais relevantes, destaca-se a importante capacidade de remover os intermediários (bancos ou cooperativas de crédito).

Dessa forma, uma interação direta pode ser estabelecida entre as pessoas que necessitam de empréstimos e aquelas que estão dispostas a concedê-los.

Ou seja, você poderia investir o dinheiro que deseja economizar em projetos inovadores, para que, após certo tempo, possa aumentar o total do seu capital original — isso com a satisfação de ter apoiado várias iniciativas que você mesmo selecionou.

Iniciaremos este artigo com uma breve conceitualização histórica do peer to peer lending e, em seguida, apresentaremos algumas de suas principais vantagens.

O contexto de surgimento do P2P lending

Atualmente, ninguém se surpreende com as notícias veiculadas na imprensa, segundo as quais, uma das maiores adversidades dos últimos anos tem sido a falta de crédito. A sucessão de crises econômicas, aliada a uma excessiva regulação bancária e à consequente estagnação das atividades produtivas, levou ao empobrecimento da população.

Ante essa conjuntura, o peer to peer lending (empréstimo entre indivíduos, em tradução livre) surge espontaneamente como uma solução a esses graves problemas. Para Daniel Cohen, analista da PUC-RJ, há dois fatores que nos levaram a essa inovação na forma de realizar empréstimos: a desconfiança e a tecnologia.

A perda de prestígio dos bancos e de tudo o que gira em torno deles criou um ambiente de desconfiança. Em um contexto no qual o crédito não flui como deveria, os poupadores deixam de obter retornos proporcionais a seus investimentos e, além disso, as notícias sobre escândalos e corrupções se tornaram comuns, fazendo com que os indivíduos suspeitem da lisura das instituições bancárias e de seus procedimentos.

Os avanços tecnológicos, por outro lado, desempenharam um papel muito importante na criação de empréstimos entre particulares, facilitando o contato entre as partes, a fim de melhor atender suas necessidades.

Portanto, é inevitável considerar que a disseminação do P2P lending era, apenas, uma questão de tempo.

As 5 vantagens centrais do peer to peer lending

Confira, a seguir, os principais benefícios e vantagens que o peer to peer lending pode trazer para quem deseja optar por essa solução.

1. Transparência

Como investidor, você terá a capacidade de escolher os projetos em que deseja economizar e aplicar o seu dinheiro, sabendo, sempre, onde estão alocadas suas economias e os retornos que estão sendo gerados.

2. Digital

Nessa modalidade de empréstimo, não há horários ou locais predeterminados para realizar a transação financeira. Logo, você consegue fazer tudo de forma online: a plataforma está sempre aberta e disponível para utilização.

3. Diversificação

A diversificação de investimentos é facilitada no peer to peer lending, porque eles nunca dependem exclusivamente de um único projeto, uma vez que, a depender dos valores envolvidos, é possível investir em diferentes iniciativas e múltiplas frentes.

4. Rentabilidade de investimento

Ao comparar o peer to peer lending com modelos bancários tradicionais, você confirmará, por si mesmo, que a rentabilidade do investimento é significativamente maior, além de oferecer melhor suporte e mais segurança às suas operações.

5. Melhor relação entre risco e retorno

Todos os modelos de investimento, obviamente, trazem consigo alguns riscos. Trata-se de uma premissa inelutável, porém, a relação entre risco e retorno no peer to peer lending é muito superior às demais alternativas.

Isso acontece porque, conforme mencionado, uma das maiores vantagens do peer to peer lending consiste no fato de que é você quem seleciona o destino de seus investimentos.

Quer conhecer mais sobre o modelo P2P Lending? Conheça a Nexoos – fintech líder de mercado na modalidade que conecta pequenas e médias empresas que necessitam de empréstimos a potenciais investidores.

Empreendedor fun dador da Nexoos.Apaixonado por tecnologia e empreendedorismo, especialmente Fintech. Engenheiro de formação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s