Quais são os cuidados essenciais ao fazer investimentos de alto risco?

Um investimento de alto risco é o tipo de aplicação que não oferece nenhuma garantia de retorno ao investidor. Por outro lado, justamente pela falta de previsibilidade de lucro ou prejuízo, essas aplicações podem gerar alta rentabilidade para quem opta por eles.

Neste blog post, vamos mostrar quais os principais investimentos de alto risco, explicando se você deve ou não escolher essa forma de investir seu dinheiro. Confira!

Que investimentos são considerados de alto risco?

Existem diversos tipos de investimentos considerados de alto risco no mercado de capitais, mas os mais comuns são:

  • ações: você se torna um sócio da empresa que comprou as ações, operação que é normalmente feita por meio da Bolsa de Valores. Existe uma grande variedade de organizações que comercializam suas ações, desde as mais sólidas até as novatas;
  • day trade: são transações de curtíssimo prazo, feita principalmente com ações, em que o investidor procura otimizar sua rentabilidade aproveitando as flutuações de preço ao longo do dia;
  • contratos futuros: são contratos de compra e venda de commodities, sendo que o contrato é feito com o valor do dia e vendido no prazo de vencimento pelo valor atual do mercado na data do seu vencimento, o que pode ser maior ou menor do aquele efetivado na compra.

Quais os cuidados necessários para esse tipo de investimento?

Como as operações mais comuns de alto risco estão atreladas às ações, vamos focar nos cuidados que devem ser tomados neste tipo de aplicação.

O primeiro passo é conhecer a empresa que você quer adquirir as ações. Estude minuciosamente a companhia, mesmo que ela não tenha muito tempo operando. Analise, por exemplo, de que forma a instituição agiu em tempos de crise econômica.

Procure saber, também, quais as projeções de expansão da empresa, sua reputação no mercado, quem são os executivos responsáveis pelas tomadas de decisões estratégias e qual o seu grau de estabilidade.

Como definir a estratégia de investimentos?

Trace sua estratégia para investimentos de alto risco com base em metodologias comprovadas por outros investidores qualificados. Existem os que utilizam análises técnicas e fundamentalistas, por exemplo, que podem ser aliadas valiosas quando o assunto é reduzir possíveis prejuízos, aumentando a rentabilidade da aplicação.

Você pode também diversificar seus investimentos, já que é muito difícil empresas de setores distintos apresentar queda em um mesmo momento. Independentemente do método adotado, esse tipo de estratégia economiza seu tempo e te afasta emocionalmente das decisões a serem tomadas.

Ainda em relação à tomada de decisões, para que sejam o mais acertadas possível, é preciso que você conheça o seu grau de tolerância aos riscos. Vale ressaltar que traçar esse perfil não é algo engessado, pois esse grau de tolerância tende a mudar ao longo dos anos. Mesmo que hoje você se considere arrojado, ao ficar mais velho, pode passar a ter um perfil mais conservador para investimentos de alto risco.

Agora que você já sabe quais os cuidados essenciais ao fazer um investimento de alto risco, que tal avaliar se essa operação cabe em seu perfil de investidor, trazendo mais rentabilidade para sua carteira de investimentos?

Se você já possui investimentos de alto risco, ou desejar saber mais, deixe seu comentário para fomentamos a discussão!

Empreendedor fun dador da Nexoos.Apaixonado por tecnologia e empreendedorismo, especialmente Fintech. Engenheiro de formação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s