Prestação de contas: qual a importância e quando fazer na empresa?

Será que a sua empresa precisa fazer uma prestação de contas ou esse é um procedimento financeiro voltado apenas para organizações de grande porte? Muitos empreendedores têm essa dúvida.

Neste artigo selecionamos informações para você saber qual é a importância de realizar a prestação de contas do seu negócio. Além disso, listamos algumas dicas de como fazer esse tipo de balanço financeiro. Acompanhe!

O que é prestação de contas?

A prestação de contas de uma pessoa jurídica consiste na apresentação de relatórios referentes às transações econômicas feitas dentro de determinado período.

Precisam estar contidos nesses relatórios o patrimônio bruto e líquido, o detalhamento dos gastos e das entradas de capital, juntamente com sua origem, além do total de passivos e ativos.

Toda documentação original das operações deve ser anexada aos relatórios gerados, afinal, esses são os comprovantes das entradas e saídas do período definido — para que a prestação de contas tenha validade jurídica. Logo, é fundamental que todos os documentos sejam guardados organizadamente, evitando extravios.

Resumindo de forma simples e objetiva: a prestação de contas nada mais é do que o meio de comprovar todos os ganhos e os gastos de uma empresa.

Qual é a importância de fazer a prestação de contas da empresa?

A prestação de contas é tida como relevante para uma empresa por mostrar, com clareza, o cenário em que se encontra o negócio.

Esse tipo de relatório revela se o capital da empresa está sendo investido de modo a gerar um retorno positivo para a organização. Ele também transmite transparência na administração das operações, por disponibilizar todos os comprovantes das transações financeiras.

Com isso, a prestação de contas proporciona um ambiente de controle e de organização contábil, evitando que erros continuem sendo cometidos e reforçando a integridade do gestor da empresa.

Quando esse balanço financeiro deve ser feito?

No setor público, a prestação de contas é compulsória e deve ser feita uma vez ao ano. Já na iniciativa privada, ela precisa ser elaborada por sociedades limitadas, que são as pessoas jurídicas que têm o final “Ltda.” na razão social.

As sociedades limitadas têm como algumas de suas características principais:

  • terem o investimento feito pelos seus sócios;
  • contarem com um administrador, que não necessariamente precisa fazer parte do quadro societário, mas que deve ser designado pelos sócios para tal função;
  • disporem de normas criadas com base no valor investido por cada sócio;
  • contarem com o contrato social como base da empresa.

Normalmente o profissional responsável pela gestão do negócio tem como responsabilidade fazer o relatório de prestação de contas da empresa. Contar com o acompanhamento de um contador é uma boa prática.

Você, empreendedor, deve entender que qualquer tipo de balanço ou relatório financeiro é muito relevante para a sua empresa. Além disso, ele pode também ser obrigatório. Portanto, fique sempre informado sobre as exigências e os documentos que o seu negócio tem obrigação de emitir para não ter problemas jurídicos.

A prestação de contas é como um raio-x da situação financeira da sua empresa. Para manter as finanças saudáveis, é importante conhecer os custos ocultos e saber identificá-los. Confira!

Empreendedor fun dador da Nexoos.Apaixonado por tecnologia e empreendedorismo, especialmente Fintech. Engenheiro de formação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s