O que é e por que fazer turismo solidário?

Entenda o que é e por que fazer turismo solidário?

O turismo solidário é uma modalidade que vem ganhando espaço no cenário cultural, e recebe cada vez mais incentivo.

Diversas personalidades, como atores globais e profissionais da educação estão não apenas promovendo esse projeto social, como participando ativamente dessas atividades.

Trata-se de uma forma de estimular a economia local e valorizar a cultura de diferentes povos, com um modelo mais justo e experiências mais imersivas nas diferentes regiões.

Conheça mais sobre esse segmento, e por que incentivar o turismo solidário no Brasil.

O que é turismo solidário?

O turismo solidário é uma modalidade de viagem onde o participante se envolve ativamente na cultura local, participando das atividades propostas a fim de valorizar a região e seus elementos, e não apenas viajar para fins de entretenimento.

É importante reforçar que não se trata de um modelo convencional de turismo. Geralmente, as pessoas envolvidas nesse tipo de viagem buscam apenas conhecer os locais mais famosos superficialmente.

Ainda, existe o turismo cultural, também conhecido como intercâmbio. Nesse caso, ocorre uma imersão em experiências que visam contato direto e troca cultural com os modos de vida e tradições de grupos étnicos.

O turismo solidário segue essa intenção, mas com intenção de fortalecer economicamente o lugar, e não apenas acrescentar valor individualmente.

Os povos que se dispõem a receber os turistas solidários compartilham suas histórias, raízes e conhecimentos, seja em locais turísticos ou não.

O Turismo Solidário favorece o crescimento e fortalecimento econômico de um lugar, como uma alternativa para os períodos de baixa temporada

Essa modalidade se tornou popular nos últimos anos, especialmente com a adesão de celebridades. Em 2021, Dira Paes, Fernanda Lima e Angelica fizeram parte do projeto Raízes Desenvolvimento Sustentável, no Brasil.

Além disso, Xuxa e outros famosos fizeram turismo solidário na África, e, em 2019, Bruna Marquezine viajou para Angola para ajudar crianças carentes.

Diversas personalidades apoiam essa modalidade. “O turismo solidário é uma forma de estimular e fortalecer economias locais e, principalmente, fazer o bem ao próximo. E para quem viaja, é a oportunidade de deixar um legado positivo no local visitado”, comenta Claudia Vieira Levinsohn, que viajou para países como Paquistão e Índia para conhecer a realidade das comunidades locais.

Por que fazer turismo solidário?

O turismo solidário contribui para o crescimento econômico, social e cultural de diversas regiões, inclusive em situação vulnerável.

Um projeto social como esse permite fortalecer as raízes e tradições dos povos, enquanto possibilita a integração de culturas e participação ativa em experiências únicas.

Em termos comerciais, é vantajoso para ambas as partes, pois é uma possibilidade que existe o ano todo, mesmo em baixa temporada, enquanto ajuda a economia do local que recebe o turismo.

Para quem deseja conhecer novos lugares e tradições, é uma boa alternativa. “Fazer turismo solidário é a oportunidade de viver uma verdadeira imersão na arte e cultura popular e, também, de se conectar com o lugar e pessoas, e enxergar o mundo com outro olhar”, diz Claudia Vieira Levinsohn.

Onde fazer turismo solidário no Brasil?

No Brasil, existem mais de 150 instituições públicas e privadas que trabalham com turismo solidário.

Alguns dos principais lugares disponíveis se localizam em estados como Minas Gerais, Espírito Santo e região Nordeste, especialmente Amazonas, Piauí e Rio Grande do Norte.

O País conta com diversas localidades e povos tradicionais que celebram suas tradições com turistas, ao mesmo tempo, em que são beneficiados social e economicamente.

Para participar, é possível entrar em contato com um projeto social específico ou buscar indicações nas plataformas e redes sociais, que divulgam massivamente essa modalidade.

Vale a pena fazer turismo solidário?

Vale a pena aderir ao turismo solidário no Brasil e no exterior, em uma oportunidade única de não apenas conhecer outros lugares, mas fazer a diferença e ter experiências imersivas em novas culturas.

Essa modalidade é acessível em baixas temporadas, e recebe incentivo de várias personalidades no Brasil, sendo uma alternativa para trocar valores ao redor do mundo.

Mais Notícias

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis

A Câmara Municipal de Monte Mor, no ano de 2018, iniciou a utilização do software de apoio ao processo legislativo em uma versão antiga e...

O Programa Interlegis Do Senado Federal Ao Longo De Seus Mais De 27 Anos, Trabalha Para Um Parlamento Brasileiro Moderno, Forte E Integrado

O senado federal possui em sua estrutura administrativa uma Escola de Governo intitulada Instituto Legislativo Brasileiro - ILB, cuja previsão se dá por meio da...

Com Largada Excepcional, Beto Monteiro Fatura Pódio Na Corrida De Abertura Do Campeonato Da Copa Truck No Mato Grosso Do Sul

Piloto pulou de terceiro para segundo lugar no final da primeira reta após a largada, sustentou a segunda posição de ponta a ponta e...