A busca por alternativas mais sustentáveis no transporte público do Brasil tem levado a discussões sobre qual é a melhor opção: ônibus elétricos ou ônibus movidos a biocombustíveis?
Ambas as opções possuem méritos significativos quando se trata de reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade nas cidades. E à medida que o Brasil se empenha em enfrentar os desafios da mobilidade urbana e da sustentabilidade, a escolha entre ônibus elétricos e ônibus movidos a biocombustíveis ganha cada vez mais relevância.
O fato é que ambas alternativas têm o potencial de transformar positivamente o cenário do transporte público, contribuindo para cidades mais limpas, eficientes e amigas do meio ambiente.
Por que o biocombustível é sustentável?
A crescente busca por alternativas mais sustentáveis no setor de transporte público tem colocado os biocombustíveis em destaque como uma solução promissora para reduzir o impacto ambiental e melhorar a qualidade do ar nas cidades brasileiras.
Mas você sabe porque ele é considerado sustentável?
Os biocombustíveis, produzidos a partir de fontes renováveis como óleos vegetais, cana de açúcar e resíduos orgânicos, oferecem uma série de benefícios significativos para o transporte público nacional.
Um dos principais benefícios dos biocombustíveis é a redução das emissões de gases poluentes e de efeito estufa. Ao contrário dos combustíveis fósseis, os biocombustíveis liberam menos dióxido de carbono e outras substâncias nocivas durante a combustão. Isso contribui diretamente para melhorar a qualidade do ar nas cidades e para o combate às mudanças climáticas.
Outro ponto positivo dos biocombustíveis é que sua produção é mais ecologicamente sustentável do que a extração do petróleo e a refinação de combustíveis fósseis. Além disso, certas matérias-primas utilizadas na produção de biocombustíveis podem ser subprodutos de outras indústrias, reduzindo o desperdício e promovendo o uso eficiente de recursos.
Benefícios de ônibus elétricos para o meio ambiente
Nesse cenário de busca por um transporte público mais sustentável e acessível, os ônibus elétricos também surgem como uma alternativa promissora para atender a ambos os objetivos de forma eficaz.
Um de seus benefícios, inclusive, é tornar o transporte público verdadeiramente acessível. E aqui, os ônibus elétricos têm papel fundamental. Eles oferecem uma experiência mais suave e silenciosa para os passageiros, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida.
Além disso, a ausência de ruídos e vibrações excessivas contribui para uma viagem mais confortável, tornando o transporte público atraente para todos. “Conforto e inovações tecnológicas refletem a percepção do cliente sobre a qualidade ofertada. O passageiro deseja que a tecnologia seja incorporada facilitando o planejamento das viagens através de aplicativos, por exemplo, e incorporando veículos modernos, menos poluentes como os ônibus elétricos ou híbridos”, completa o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.
E falando em tecnologia, a adoção de ônibus elétricos estimula a inovação tecnológica, impulsionando avanços em baterias mais eficientes, sistemas de recarga inteligentes, e até mesmo soluções de energia renovável para abastecer esses veículos. Esse ciclo de inovação não só melhora o transporte público, mas também pode inspirar avanços em outros setores.
Segundo o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho, tecnologia e modelos de gestão inovadores, paradoxalmente, colocam em evidência a dimensão humana no transporte público, as pessoas que o transporte público conecta. “O transporte público está se redefinindo a partir de uma cultura orientada para as pessoas, é lógico e imperativo para um serviço que conecta pessoas em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas. Neste cenário de super conexão, o transporte público precisa se humanizar, o setor precisa se adaptar a um ambiente em transformação acelerada e contínua, determinado pela evolução das expectativas do cliente e pelas mudanças tecnológicas”, salienta.
Sejam movidos a biocombustíveis ou eletricidade, o fato é que esse tipo de ônibus não é apenas uma opção viável, é uma solução real e poderosa para tornar o transporte público mais sustentável e acessível.
E ao apoiar essa revolução – nem tão silenciosa assim – sobre rodas, é trilhar um caminho melhor para as cidades e para as gerações que virão.