A História do Metrô de São Paulo

A Importância do Metrô em São Paulo

Quem depende do transporte público sabe a importância do seu bom funcionamento e disponibilidade para conseguir cumprir seus compromissos. Nas grandes cidades o transporte público se torna ainda mais essencial na vida das pessoas. O metrô de São Paulo é um bom exemplo, visto que é um dos mais movimentados do mundo, transportando cerca de 5 milhões de passageiros por dia. 

Mesmo com sua dimensão e horário de funcionamento, nós sabemos que ainda não é suficiente para suprir as necessidades da população.

A seguir, conheça um pouco da história do metrô de São Paulo, suas dificuldades e desafios.

Metrô de São Paulo: onde tudo começou?

Às vezes, pode ser difícil imaginar a cidade de São Paulo sem metrô. É através desse meio de transporte que milhões de pessoas chegam ao trabalho, escola, faculdade, consultas médicas e outros tantos compromissos do cotidiano. Mas você sabe quando o metrô de São Paulo começou a ser construído?

O metrô de São Paulo surgiu após muito estudo e pesquisa, com a finalidade de sanar os problemas que o crescimento urbano trouxe à sociedade da época. Já na década de 1950 era possível perceber o trânsito caótico que se formava com a demanda de locomoção dos trabalhadores da cidade de São Paulo e regiões metropolitanas.

Faria Lima era o prefeito da cidade na época e criou o Grupo Executivo Metropolitano (GEM), que se tornaria o Metrô atual. Através do GEM foram contratadas empresas internacionais para trabalharem na empreitada que se seguiria. Dessa união, nasceu a HMD.

Foi essa empresa que em 1967 deu início às pesquisas para mapear a construção das linhas do metrô de São Paulo. Através deste estudo foi possível saber as rotas do transporte público da época e assim, dar início ao planejamento da construção.

No ano seguinte, as obras se iniciaram com o começo das obras da Linha 1 – Azul, que ligava o Jabaquara ao Tucuruvi. Além disso, este foi um marco para história de São Paulo e do Brasil, pois ali se iniciava a obra da primeira linha de metrô no país. Assim, também aconteceu a formalização da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ.

Em 1974, o metrô de São Paulo estava com as obras avançadas e passava por uma fase de testes técnicos, iniciando os testes com os passageiros. O intuito era deixar as pessoas por dentro do funcionamento do novo meio de transporte que não era popular na época e, além disso, conscientizar a população sobre a importância de fazer um bom uso do metrô.

Não podemos deixar de falar sobre os desafios que cercavam as obras, afinal, era tudo muito novo. A empresa consorciada que participou do início das obras faliu e coube a Andrade Gutierrez assumir o projeto de 14,6 quilômetros de extensão do metrô de São Paulo.

A história do metrô de São Paulo, seus desafios e fases de criação e o tempo de espera para que esse meio de transporte atenda à população é um assunto complexo, mas de interesse de todos. 

Futuro do metrô de São Paulo

Os passageiros que dependem deste meio de transporte sabem sua importância, mas isso não quer dizer que seja perfeito. Por isso, muito se discute a respeito do futuro do metrô de São Paulo, quais linhas serão expandidas e quais cidades serão atendidas.

Os desafios para o futuro são complexos, há planos de ampliação do metrô, porém alguns deles parecem que vão demorar a sair do papel. Um exemplo disso, é a Linha 6 – Laranja, que apesar de já ter mais de 1,7 bilhão de reais investidos, está com a obra parada por conta de um rompimento de contrato.

As obras para a ampliação das linhas Amarela e Verde também estão na lista de prioridades do Governo do Estado. Até mesmo uma das linhas que mais trouxe problemas, a Linha Ouro, deve sair do papel nos próximos anos. Cerca de 32 bilhões de reais serão investidos na expansão do metrô de São Paulo nos próximos anos, estima-se que até 2026, as linhas atinjam 123 quilômetros e tenham 100 estações. Hoje, são pouco mais de 100 quilômetros de trilhos. 

Apesar de ser um dos mais movimentados do mundo, o metrô de São Paulo deixa muito a desejar em termos de extensão, principalmente quando comparado a grandes metrópoles. Veja uma pequena comparação:

  • Xangai – 570 km de metrô
  • Nova York – 465 km de metrô
  • Londres – 408 km de metrô
  • Cidade do México – 226 km de metrô
  • Santiago – 130 km de metrô
  • São Paulo – 101 km de metrô

O metrô de São Paulo tem enfrentado desafios e atrasos nos últimos anos, mas todo meio de transporte no Brasil precisou enfrentar desafios. A história do ônibus no país e as experiências dos Pioneiros do Transporte, deixam essa história cheia de “altos e baixos”, bastante clara. 

Certamente, a população tem grandes expectativas em relação à expansão dos trilhos do metrô de São Paulo nos próximos anos. Afinal, este é um dos meios de transporte mais populares e eficazes do mundo e facilita a rotina de milhões de pessoas que têm o transporte público como único meio de locomoção.

Entender os desafios enfrentados pelo transporte público no Brasil também exige saber mais sobre quem conhece a história do transporte público do país, como o empresário Jacob Barata, que em seu canal no LinkedIn aborda por diversas vezes discussões sobre o transporte.

Mais Notícias

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Cúpula Do G20 No Brasil: Novas Oportunidades Para A Cooperação De Investimentos Brasil China

Plataforma “Janela Única” promete atrair capital estrangeiro e impulsionar o crescimento econômico do BrasilÀs vésperas da Cúpula do G20 de 2024, que acontecerá no...

Sapl: Tecnologia A Serviço Da Transparência E Economicidade No Legislativo Brasileiro

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o funcionamento das câmaras municipais e assembleias legislativas...

O Papel Do Brasil Na Perspectiva De Investimento Global Da China: Da Cooperação Em Recursos À Nova Oportunidade No Comércio De Serviços

Nayuta Capital Expande Apoio ao Investimento Chinês no Brasil com Estrutura Especializada e Visão de Longo PrazoO investimento chinês no cenário global continua a...