O que é Carnavalesco? Saiba mais sobre essa importante profissão do carnaval
O Carnaval 2023 está chegando, e, com ele, a expectativa de quem serão os próximos carnavalescos consagrados nos desfiles das escolas de samba.
Essa festividade cultural é uma das mais importantes do Brasil, e conta com diversas profissões que tornam sua realização possível para os foliões.
Uma dessas funções de grande importância é o carnavalesco, que está por trás de cada fantasia, carro alegórico e proposta que desfilam na avenida.
São mentes brilhantes como Joãosinho Trinta, Fernando Pamplona e Rosa Magalhães que tornam as comemorações coloridas possíveis, com seu trabalho e dedicação.
Por isso, vale a pena conhecer mais sobre essa profissão que atua nos bastidores, mas faz o carnaval acontecer.
Como surgiu o termo carnavalesco?
O termo “Carnavalesco” começou a ser usado a partir da década de 1960, quando o professor da Escola de Belas Artes e cenógrafo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro Fernando Pamplona levou alunos cenógrafos para trabalhar no barracão da escola.
Com isso, mais instituições passaram a convidar artistas acadêmicos para ajudar na confecção dos seus desfiles. Até então, as roupas, carros alegóricos e acessórios eram feitos pelos próprios desfilantes.
Isso consolidou a profissão de carnavalesco nos desfiles das escolas de samba, e o termo ficou popular.
Como funciona o trabalho dos carnavalescos?
Os carnavalescos são profissionais que atuam na produção de todo o desfile da escola de samba. Por isso, é fundamental entender sobre a cultura brasileira, ser capaz de se organizar, trazer ideias criativas e inovadoras e ter raciocínio rápido para trabalhar sob pressão.
Na maioria das vezes, esse é o responsável por escolher o tema do ano, e desenvolver as fantasias e histórias com essa proposta.
Além disso, também acompanha os ensaios e é responsável pela direção artística do espetáculo, trabalhando em conjunto com a direção.
A faixa salarial dos carnavalescos está em torno de R$5 mil, mas varia se a escola de samba ganhar visibilidade e se posicionar em destaque no desfile, por conta das premiações.
Grandes nomes do Carnaval brasileiro
O Brasil é famoso pelo seu Carnaval, e já consagrou diversos nomes populares nesse cenário, com cenógrafos e diretores de criatividade que trouxeram espetáculos para a avenida.
Por exemplo, Clóvis Bornay, um museólogo e carnavalesco brasileiro. Foi ele quem idealizou o Baile de Gala do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1937, uma das maiores tradições nacionais.
Joãosinho Trinta é o carnavalesco com mais títulos cariocas, vencendo nove conquistas na primeira divisão e outras três em grupos de acesso.
E, ainda, também temos Rosa Magalhães entre os principais carnavalescos brasileiros, campeã pela Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense e pela Vila Isabel.
Essas e outras personalidades de renome são homenageadas pelo canal da TV UniverCidade no YouTube.
Essa iniciativa é responsável por preservar o acervo audiovisual nacional, e disponibilizar conteúdos únicos na internet. A proposta surgiu com a UniverCidade, fundada por Ronald Levinsohn, e visa manter a memória de grandes nomes brasileiros, com acesso gratuito para a população.
Qual a importância dos carnavalescos?
Os carnavalescos e outros profissionais são responsáveis por toda a estrutura, brilho e fantasia nos desfiles das escolas de samba. Sem eles, não seria possível ter os espetáculos que o Brasil apresenta para o mundo na avenida.
Por isso, é fundamental valorizar essas personalidades, e recordá-las por meio de iniciativas, como a TV UniverCidade, de Ronald Levinsohn.
No Carnaval 2023, teremos a presença dos carnavalescos no comando. Quem será o grande campeão dos desfiles das escolas de samba?