Colheita de soja: Oeste da Bahia inicia as produções deste ano

A Colheita de soja: Oeste da Bahia inicia as produções deste ano

O Oeste da Bahia iniciou a colheita de soja da safra 2022/2023 em fevereiro deste ano, e aguarda bons resultados em sua produção.

A região é conhecida por concentrar uma das maiores áreas de plantio do estado, e conta com dois dos maiores municípios produtores no Brasil. 

Inclusive, a cidade de Formosa do Rio Preto conta com grandes nomes da produção, como o Agronegócio Estrondo, que contribui de forma significativa para a produção de soja do Brasil.

Por esse motivo, a colheita da nova safra no oeste baiano pode superar os números do ano anterior. Veja mais detalhes sobre a atividade e as principais características do plantio na localidade.

Qual a expectativa de produção de grãos no Brasil?

A expectativa da produção de grãos no Brasil para a safra 2022/2023 é de superar mais de 300 milhões de toneladas no próximo ano, com aumento de 15% em relação ao ciclo 2021/22, e essa pode ser a primeira vez que o País atinge essa marca de colheita.

Vale destacar a produção de soja no Brasil, com a terceira maior estimativa para o ciclo 2022/2023, com crescimento de 4,6% em relação à safra passada. O volume pode chegar a 153,48 milhões de toneladas, um recorde para a cultura.

Apenas no oeste da Bahia, a previsão é de 1,086 milhão de hectares, contribuindo para a colheita de soja. Conforme avaliação da Associação dos Agricultores e Irrigantes do estado (Aiba), o oeste da Bahia terá uma colheita de 67 sacas de soja por hectare plantado, contribuindo de forma significativa para o recorde nacional.

Com isso, a perspectiva é de um aumento de 12%, ou 800 mil toneladas a mais, em comparação às colheitas do ano anterior na região. Outras culturas, como algodão e milho, também apresentaram crescimento significativo, influenciando na produção de grãos no Brasil para a safra de 2022/2023.

A influência do Plantio Direto na produção de soja 

Além de se destacar pela colheita de soja, o oeste da Bahia também chama atenção pelo uso da técnica do plantio direto.

Esse formato é fundamental para reduzir as agressões ao solo, diminuir o tempo de replantio e contribuir para uma diminuição na emissão de gases prejudiciais para o efeito estufa.

Com o plantio direto, o solo não precisa ser arado de forma convencional, e utiliza os nutrientes da própria terra, coberta com palha, para desenvolver as culturas. Isso permite plantar e colher em menos tempo útil.

O Agronegócio Estrondo, por exemplo, aplica essa prática desde 2000, e permite que a produção de soja no Oeste da Bahia seja menos agressiva para o solo e para a atmosfera.

Além disso, o plantio direto também é uma alternativa que permitirá ao Brasil atingir os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) mais rapidamente, sem comprometer sua produtividade.

O que esperar da produção de grãos no Brasil?

Para a produção de grãos no Brasil, é possível esperar números recordes na safra 2022/2023, especialmente no oeste baiano, que possui expectativa de aumento de 12% na produção – neste ciclo. 

Segundo a Aiba, a alta demanda do mercado externo e as condições meteorológicas favoráveis, podem fazer do Brasil o maior produtor de soja, pelo segundo ano consecutivo, e com importante participação dos produtores da Bahia.

Dessa forma, o cenário brasileiro terá um destaque mais significativo nos resultados da próxima colheita, com expectativa de recordes e maior visibilidade na exportação.

Mais Notícias

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis

A Câmara Municipal de Monte Mor, no ano de 2018, iniciou a utilização do software de apoio ao processo legislativo em uma versão antiga e...

O Programa Interlegis Do Senado Federal Ao Longo De Seus Mais De 27 Anos, Trabalha Para Um Parlamento Brasileiro Moderno, Forte E Integrado

O senado federal possui em sua estrutura administrativa uma Escola de Governo intitulada Instituto Legislativo Brasileiro - ILB, cuja previsão se dá por meio da...

Com Largada Excepcional, Beto Monteiro Fatura Pódio Na Corrida De Abertura Do Campeonato Da Copa Truck No Mato Grosso Do Sul

Piloto pulou de terceiro para segundo lugar no final da primeira reta após a largada, sustentou a segunda posição de ponta a ponta e...