como aumentar as vendas neste fim de ano?

Black Friday, Copa do Mundo e Natal: como aumentar as vendas neste fim de ano?

Pequenas e médias empresas brasileiras esperam faturar mais da metade da receita anual no último trimestre com a Black Friday, Copa do Mundo e Natal. 

Especialistas apontam a temporada como uma ótima oportunidade para a conquista de clientes, especialmente, através das redes sociais. “O modelo figital, sem distinção entre a venda física e a digital, é tendência de comportamento entre os consumidores”, aponta a diretora de marketing Priscilla Levinsohn.

Por isso, é importante saber quais estratégias adotar para otimizar as negociações na sua loja, especialmente para acompanhar as tendências dos próximos meses.

Veja o que esperar do mercado e dicas de profissionais para adaptar o seu negócio para as vendas no fim do ano.

Qual a expectativa para essas datas no ano de 2022?

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a Copa do Mundo 2022, principal evento esperado para novembro, irá movimentar R$ 1,48 bilhão em vendas relacionadas ao segmento. O valor é 7,9% acima do registrado na competição de 2018.

Enquanto isso, outras pesquisas também indicam expectativas positivas para a Black Friday e para o Natal 2022, com crescimento nas buscas por vestuário, alimentação e eletrônicos. O último trimestre pode ter um rendimento 29% maior do que o mesmo período em 2021.

Em dezembro, os eventos de final de ano podem fazer com que o comércio fature 12% mais em relação a outros períodos, considerando as comemorações agendadas.

O que os especialistas dizem? 

Especialistas da Meta indicam que os próximos eventos, como Black Friday, Copa do Mundo 2022 e Natal 2022, irão movimentar, principalmente, os pequenos e médios empreendimentos brasileiros, que poderão faturar mais da metade da receita anual no último trimestre do ano. 

Isso porque o ambiente está ainda mais positivo, por ser a primeira sequência de eventos após o fim das medidas de contenção da pandemia, com abertura total do comércio físico.

No entanto, esses resultados serão totalmente afetados pelas práticas digitais, que foram a alternativa mais buscada para manter as atividades durante o isolamento social. Por esse motivo, profissionais indicam a necessidade de equilibrar os dois canais.

“A capacidade de adaptação está sendo cada vez mais exigida tanto no varejo físico quanto no digital. O novo tempo demanda dos lojistas a construção de oportunidades diante das mudanças que aparecem, sem deixar de lado a interação entre as pessoas. No período de pandemia e agora no pós-pandemia, por exemplo, as vendas via WhatsApp cresceram muito. O metaverso também chegou como mais um novo canal para oferecer produtos e serviços diferenciados para o cliente. E os shoppings seguem no meio disso tudo, sempre auxiliando na intermediação entre lojista e consumidor, além de se fortalecer como uma grande rede de socialização e de novas experiências”, opina Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, em seu artigo para o portal Exame.

Assim, especialistas dizem que a época será aquecida, mas que os empreendimentos deverão se atentar para atender ao público em mais de um formato.

Como se preparar para a Black Friday, Copa do Mundo 2022 e Natal 2022?

Para se preparar para os eventos de fim de ano e aumentar as vendas, é essencial atuar nos canais de preferência dos consumidores, e fazer estratégias que unam digital e físico.

Nos dados levantados pelo portal Estadão, 83% dos entrevistados planejam alguma comemoração nessa grande temporada, enquanto 65% pretendem antecipar as compras natalinas. 

Por esse motivo, é importante organizar o estoque com antecedência para o Natal 2022, e unificar as vendas para atender a Black Friday e a Copa do Mundo 2022.

Ainda, vale a pena seguir as orientações de especialistas como Priscilla Levinsohn, que atuam no cenário, e adaptar o negócio para fortalecer as vendas. Assim, será possível aproveitar a temporada de eventos da melhor forma possível.

Mais Notícias

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis

A Câmara Municipal de Monte Mor, no ano de 2018, iniciou a utilização do software de apoio ao processo legislativo em uma versão antiga e...

O Programa Interlegis Do Senado Federal Ao Longo De Seus Mais De 27 Anos, Trabalha Para Um Parlamento Brasileiro Moderno, Forte E Integrado

O senado federal possui em sua estrutura administrativa uma Escola de Governo intitulada Instituto Legislativo Brasileiro - ILB, cuja previsão se dá por meio da...

Com Largada Excepcional, Beto Monteiro Fatura Pódio Na Corrida De Abertura Do Campeonato Da Copa Truck No Mato Grosso Do Sul

Piloto pulou de terceiro para segundo lugar no final da primeira reta após a largada, sustentou a segunda posição de ponta a ponta e...