Conheça dicas para iniciar a safra de soja
Uma das mais importantes produções do Brasil, a soja faz parte da vida do brasileiro em diferentes ambientes. Atualmente, o país é o maior exportador do grão no mundo. Se você quiser iniciar a produção de soja, é preciso ficar atento a alguns fatores.
Produção de soja no Brasil
Em 2022, os produtores brasileiros de soja deverão semear cerca de 40 milhões de hectares do grão na safra de 2021 e 2022, sendo esta a maior área plantada da história do país. O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, que é uma das principais matérias-primas utilizadas na produção de ração para animais, na área da saúde em medicamentos e em alimentos para a população em geral.
No Brasil, a soja está presente na produção de óleo vegetal. Muito utilizado na cozinha, também faz parte da mistura do diesel nacional, reduzindo assim a emissão de gases do efeito estufa em produtos voltados para veganos e vegetarianos, e em alimentos como barras de cereais, achocolatados, maionese e sorvetes.
A região Norte é a principal região de produção, por ter mais espaço para seu crescimento. Destacamos também o Mato Grosso, por ser o Estado que possui a maior área semeada com soja do país.
O Brasil ainda atende a demanda internacional, exportando o grão para outros países. Destaque para a China que, em 2019, exportou cerca de 70% da soja do Brasil.
Dicas para iniciar a safra de soja
Se você possui interesse em ser um bom produtor de soja e iniciar a produção de forma eficaz, fique atento a estas dicas:
Planeje a safra
Ter um planejamento sobre a quantidade de hectares que serão semeados, a verificação da capacidade operacional e também os custos é importante para prever riscos e também criar um cronograma e soluções inteligentes para os possíveis problemas.
Verifique a sua capacidade operacional desde maquinário até a mão de obra. É importante se certificar se há algo que precisa de ajustes para funcionar bem.
Outro ponto a ser observado durante a pré-safra é a qualidade do solo. Certifique-se de que o solo está em condições favoráveis ao plantio da soja ou se é preciso fazer algum tipo de condicionamento ou aplicação de fertilizante. As ervas daninhas também merecem atenção, pois podem provocar estragos na sua plantação.
O acompanhamento dos custos também é de extrema importância. Com o controle das suas despesas, é possível criar planos de ação para os mais diferentes cenários, evitando o risco de perder dinheiro.
Cuidados com os recebimentos de insumos
Os fertilizantes, defensivos e as sementes também devem ser analisados para que estejam sempre com a quantidade exata proporcional de produto. Além disso, a qualidade da semente utilizada também deve ser levada em conta, para garantir o sucesso da colheita.
Preste atenção com semeadura e condução
Durante o plantio, é preciso ficar atento a alguns pontos. Um deles é a temperatura ambiente. Segundo a Embrapa, a temperatura adequada para a semeadura do solo varia entre 20°C e 30°C. Fique atento também para as previsões de chuva na sua região. Isso poderá prevenir diversos prejuízos, como o replantio de alguma área. O surgimento de pragas e doenças deve ser previsto, pois podem acabar com a sua produção e atrasar todo o seu planejamento.
Leve em consideração também contar com a ajuda de um engenheiro agrônomo. Ele irá te indicar quais caminhos seguir e as decisões a serem tomadas, visando sempre o sucesso da sua produção.
Tenha auxílio de tecnologia
A tecnologia vem para facilitar a vida dos produtores, auxiliando em tomadas de decisões e também no planejamento das culturas. A tecnologia também ajuda a prevenir o desperdício de insumos, matérias-primas e mão de obra.
Entenda a natureza
Com tudo isso em mente, é preciso também ter o cuidado de ter o mínimo de impacto da produção no solo. O cultivo da soja permite que os nutrientes essenciais para outras culturas se fixem no solo, permitindo assim uma entressafra produtiva para o agricultor. Além disso, outras medidas podem ser tomadas para auxiliar na manutenção da natureza.
A Delfin Rio desenvolve um projeto, há mais de 20 anos, para implantação da agricultura na cidade de Formosa do Rio Preto.
“Com esse projeto, conseguimos contribuir com a produção de 376 mil toneladas de soja na safra 2021, gerando cerca de R$ 225 milhões em impostos ao ano”, declara Daniel Ferraz, gerente Administrativo e Financeiro da Delfin Rio.
É possível perceber como a soja é importante para o brasileiro. Ela alimenta e também faz a economia do país girar, tornando-o uma das principais potências mundiais na produção de soja.