Moda sustentável: como criar um armário cápsula?

Saiba mais sobre moda sustentável: como criar um armário cápsula?

A moda sustentável se tornou uma das principais pautas da indústria, e celebridades e influencers estão aderindo ao armário cápsula.

Essa alternativa não apenas incentiva o consumo consciente, como também permite que as pessoas se conheçam melhor e invistam em peças que combinem mais com seu estilo.

No entanto, muitos podem não conhecer esse conceito, ou terem dificuldade para começar a criar seu próprio guarda-roupa compacto.

Por isso, veja dicas de como colocar a moda sustentável em ação e confira dicas para montar o seu armário cápsula.

O que é armário cápsula?

O armário cápsula é aquele que possui apenas algumas peças essenciais, e incentiva a redução de roupas desnecessárias.

Esse conceito surgiu nos anos 1970, quando a estilista Susie Faux criou um armário composto por poucos itens que fossem essenciais, atemporais e que combinassem entre si. 

Mais tarde, a estilista Donna Karan consolidou a ideia no mundo da moda, com uma coleção chamada “Seven Easy Pieces”, em 1985, composta unicamente por sete modelos que podiam, todos, harmonizar entre si.

Atualmente, é uma das soluções encontradas para promover a moda sustentável, pregando um estilo minimalista, mas que seja versátil.

O armário cápsula se tornou tendência entre blogueiras e celebridades conscientes e inclui peças como calças, saias, blusas neutras e casacos selecionados.

Vantagens de ter um armário cápsula

Ter um armário cápsula traz sustentabilidade, praticidade e simplicidade para o seu estilo.

Essa mudança permite encontrar peças que não são usadas, ou que não combinam mais com a sua personalidade, e doá-las, fazendo com que sejam aproveitadas por outras pessoas.

Enquanto isso, também permite que você se conheça melhor e use mais criatividade na hora de montar seus looks.

Para Priscilla Levinsohn, com esse modelo será possível investir em roupas mais duráveis e de qualidade, tendo um consumo sustentável e tendo mais facilidade para encontrar as peças que deseja.

4 dicas para organizar as roupas

Existem algumas dicas que podem ajudar os iniciantes a criar um armário cápsula eficiente e de qualidade. Veja 4 sugestões para organizar suas roupas de forma sustentável:

1. Conheça seu estilo

A moda sustentável incentiva as pessoas a conhecerem o seu estilo antes de aderir a um modelo minimalista, pois isso evita compras desnecessárias.

Além disso, para ter peças atemporais e flexíveis, você precisa saber do que gosta, que tipo de roupas quer usar e qual a tendência que melhor combina com você, como recomenda a Casa Vogue.

Dessa forma, poderá comprar as roupas ideais para começar a montar seu armário.

2. Separe suas roupas antigas

Para montar um armário cápsula não é preciso começar comprando roupas novas. O primeiro passo é separar suas peças antigas e avaliá-las.

Se existir itens que você gosta, ou usa com frequência, pode ser um início para basear seu novo estilo.

Além disso, doe as roupas antigas que não farão parte do seu projeto, e deixe que outras pessoas usem elas.

3. Pense em versatilidade

Uma das principais características do armário cápsula é a versatilidade. Por isso, pense em peças que combinem entre si e podem ser usadas com várias combinações.

Ainda, prefira adquirir itens atemporais, e não apenas tendências da moda, para poder usar essas roupas por muito tempo. 

4. Invista em qualidade

Por fim, o armário cápsula é um conceito feito para durar, e ajudar com o consumo consciente no mundo da moda.

Para isso, é fundamental que as suas peças possam ser usadas por muitos anos. Logo, devem ser de qualidade.

Assim, priorize marcas e materiais sustentáveis, mesmo que tenham um preço mais alto. A redução na compra de peças não minimalistas permitirá esse investimento.

O armário cápsula é uma tendência?

A moda sustentável já se tornou uma pauta sólida. Priscilla Levinsohn, especialista em Marketing, diz que o armário cápsula é uma das soluções que se popularizaram para incentivar esse modelo consciente.

Diversos influencers e celebridades já estão apostando nesse modelo e outros artistas que se comprometem com o meio ambiente.

Por isso, vale a pena aprender mais sobre esse conceito, pois ele será uma tendência ainda maior no futuro.

Mais Notícias

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Cúpula Do G20 No Brasil: Novas Oportunidades Para A Cooperação De Investimentos Brasil China

Plataforma “Janela Única” promete atrair capital estrangeiro e impulsionar o crescimento econômico do BrasilÀs vésperas da Cúpula do G20 de 2024, que acontecerá no...

Sapl: Tecnologia A Serviço Da Transparência E Economicidade No Legislativo Brasileiro

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o funcionamento das câmaras municipais e assembleias legislativas...

O Papel Do Brasil Na Perspectiva De Investimento Global Da China: Da Cooperação Em Recursos À Nova Oportunidade No Comércio De Serviços

Nayuta Capital Expande Apoio ao Investimento Chinês no Brasil com Estrutura Especializada e Visão de Longo PrazoO investimento chinês no cenário global continua a...