Benefícios do transporte BRT nas grandes cidades
O BRT surgiu em Ottawa e atualmente está em diversas cidades pelo mundo. Por meio dessa metodologia de transporte rápido, foi possível proporcionar mais tempo livre para os trabalhadores. Além disso, o BRT é um sistema rápido, fácil e prático de transporte.
Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste post informaremos como surgiu o sistema BRT e destacaremos sobre os benefícios proporcionados pelo BRT nas grandes cidades. Continue com a gente.
Como surgiu o sistema BRT?
O Bus Transit, conhecido como BRT, é um sistema de transporte público, seu surgimento foi na cidade de Ottawa, Canadá em 1973 quando foram implementadas as faixas de ônibus na região central da cidade.
Esse sistema foi integrado para o aumento de trajeto entre os passageiros, a fim de garantir um percurso rápido de trajeto e aumentar o limite de passageiros.
Em 1974, um ano após o sucesso da implementação das faixas de ônibus na cidade de Ottawa, no Canadá, em Curitiba, foi um sucesso, a implementação também fez com o que a cidade de Curitiba fosse uma das pioneiras no Brasil a possuir esse esquema de transporte mais sustentável e eficiente, contando com o planejamento urbano da cidade.
Assim como em São Paulo, a capital foi uma das maiores cidades a aderirem ao sistema de transporte público de forma rápida. Essa implementação fez sucesso na capital paulista e trouxe mais tempo útil aos trabalhadores.
No mundo afora contamos com a interligação dos sistemas de transporte entre cidades como: Turquia, Istambul, Colômbia, Bogotá e África do Sul, que também são beneficiadas com esse sistema de BRT.
Quais os benefícios do transporte BRT nas cidades?
Baixo custo
Um dos maiores benefícios do transporte BRT nas cidades é o baixo custo do transporte, principalmente em grandes cidades de alto tráfego de passageiros.
Fácil de construir
As colocações nas faixas de ônibus são mais fáceis de serem plantadas nos desenhos urbanos, principalmente em cidades de grande trajeto e com uma alta populacional, o transporte público é um dos feitos da cidade.
Economia de tempo de viagem
Com a exclusividade das faixas de ônibus, o sistema de BRT economiza um tempo estimável dos passageiros, sendo comparado até mesmo com o sistema de metrô, pela sua rapidez, assim como suas plataformas e tráfegos de alta rapidez permitem que os passageiros economizem em média 52 minutos de ida e volta.
Melhorias na segurança do trânsito
Sem dúvida nenhuma, as melhorias na segurança do trânsito com os sistemas de BRT foram excelentes, com o uso de transporte público para a população os riscos de acidentes de trânsito causados por moto e veículos reduziram bastante, principalmente em grandes metrópoles.
Isso se deu pela pouca concentração de outros veículos, reduzindo em média cerca de 40% de acidentes.
Os modelos de ônibus evoluíram, mas os modelos de transporte precisam acompanhar essas evoluções e tecnologias, como defendido por muitos especialistas do transporte, como Jacob Barata Filho.
Reduções de GEE e emissões de poluentes
O BRT também pode ser considerado um dos sistemas mais econômicos e sustentáveis para a população, principalmente com suas novas tecnologias de redução e inovação para o meio ambiente, deixando livre questões de poluentes e entre outros riscos para a população.
No projeto Pioneiros do Transporte podemos observar a evolução dos transportes públicos, porém, entende-se a necessidade de intervenções e melhorias, como já destacado por Jacob Barata Filho.
Como é possível verificar, o BRT é um sistema de transporte prático e que proporciona diversos benefícios. Por esse motivo, ele tem ganhado espaço em diferentes cidades brasileiras. Desse modo, procuramos apresentar as principais características desse tipo de transporte para que você tenha um conhecimento profundo sobre o tema.