Veganismo: entenda mais sobre esse estilo de vida

Veganismo: um estilo de vida

O veganismo é um estilo de vida que vem sendo aderido por muitas pessoas ultimamente. Falamos estilo de vida porque ele vai muito além da forma como nos alimentamos.

A seguir, você vai saber muito mais sobre o veganismo, a diferença entre ele e o vegetarianismo e algumas receitas para se inspirar. Vamos lá?

Por que o veganismo é considerado um estilo de vida?

Como já falamos, muitas pessoas ainda confundem o veganismo com o vegetarianismo, porém, este último se resume em excluir carnes da dieta, sejam elas bovina, de frango, peixe ou outro animal. Ovo, leite e derivados podem ser consumidos normalmente.

Já o veganismo pode ser classificado como “uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade”, segundo o livro The Vegan Society.

Dentro desse estilo de vida, o uso de itens derivados ou testados em animais também é restrito, como você pode ver abaixo:

  • Alimentação: além do não consumo de carnes de todas as cores e tipos, alimentos de origem animal ou que contenham qualquer resíduo também não é recomendado, como leites, queijos, manteiga, salsichas, ovos, mel, banha, corante cochonilha, gelatina, etc.
  • Vestimentas: o uso de roupas e calçados com tecidos como lã, seda ou couro também é restrito.
  • Trabalho: profissionalmente, não trabalhar com exploração animal (vivo ou morto), como venda de animais em pet shop, lojas de aquário ou gaiolas para passarinhos, venda de qualquer produto que contenha derivado animal (p.ex. bolsas e sapatos de couro), restaurante que utilize animais ou seus resíduos corporais como comida, dentre outras atividades.
  • Cosméticos e medicamentos: o consumo de cosméticos e medicamentos testados em animais ou que contenham componentes animais na formulação também deve ser evitado, como sabonetes feitos de glicerina animal, maquiagem contendo cera de abelha, xampu com tutano de boi, etc.

Confira alguns Pratos Veganos

Muitas pessoas já estão seguindo esse estilo de vida, que além de ser sustentável, também é bastante saudável e consciente. Um grande exemplo é Claudia Vieira Levinsohn, que é vegana há anos e melhorou muito seu estilo de vida após essa escolha.

Ficou interessado em aderir ao veganismo? Confira algumas receitas de pratos veganos que separamos:

1. Sanduíche com abacate e tomates: esse sanduíche delicioso é feito com pão integral vegano. O recheio leva pasta de abacate com alho e suco de limão, tomate, cebola roxa, rodelas de pimentão e cebolinha. Uma sugestão é servir acompanhado de uma salada de folhas. Pode ser consumido no café da manhã ou como lanche da tarde. Seu preparo é muito rápido, levando apenas alguns minutos para a montagem.

2. Salada agridoce: essa opção prática e saborosa de salada vegana é composta por repolho roxo, kiwi e tofu defumado. O gostinho agridoce é irresistível e a sugestão é servir com flores comestíveis, que deixam o prato colorido e com um aspecto muito bonito. É uma versão gostosa e que funciona bem para servir depois de um dia agitado! Ótima opção para um almoço na praia ou jantar. Aqui o tempo maior vai para cortar e preparar os ingredientes. Dependendo da quantidade que você for fazer, pode levar até 30 minutos.

3.  Panqueca vegana: essa é uma versão de panqueca simples e gostosa. A massa é feita no liquidificador e leva água, curry, sal, azeite e farinha. O tempero indiano dá um toque diferente ao preparo e as panquecas são feitas na frigideira. Uma sugestão é cobrir o prato com molho de tomate. Essa panqueca fica deliciosa no almoço. A panqueca já é um prato mais elaborado. Entre o preparo do recheio e da massa você vai levar em torno de 1 hora.

4. Outra opção de almoço é o macarrão com brócolis e castanhas: nessa receita, o prato vegano tem um preparo fácil e que vai te conquistar. O macarrão de sêmola é combinado com brócolis, alho e castanha-de-caju. É uma opção de textura inconfundível e perfeita para as refeições cotidianas, já que é bem rápida. Já esse macarrão, tem seu preparo em torno de 30 minutos, incluindo a montagem do prato.

5. Por fim, trouxemos uma receita deliciosa de suco energizante: esse é um suco gostoso e que ajuda o funcionamento intestinal. Os ingredientes utilizados são kiwi, maçã, linhaça, água, ameixas secas e folhas de hortelã. O preparo é feito batendo tudo no liquidificador. É uma versão fresquinha e saudável, além disso, pode ser preparado em menos de 10 minutos!

Como você pode perceber, o veganismo é muito mais do que uma simples dieta, é um estilo de vida. Além disso, existem diversas opções de pratos deliciosos e super saudáveis.

Mais Notícias

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Brasil E O Desafio Da Sustentabilidade Fiscal No Contexto Econômico Atual

Com a pressão sobre os gastos públicos, o equilíbrio fiscal torna-se essencial para o crescimento sustentável da economia.A condução da política fiscal no Brasil...

Novo Capítulo Da Cooperação Sino Brasileira: Do Comércio De Recursos À Integração Financeira

50 Anos de Relações Diplomáticas Marcam Expansão Comercial e Oportunidades no Setor FinanceiroEm 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas, reforçando...

Cúpula Do G20 No Brasil: Novas Oportunidades Para A Cooperação De Investimentos Brasil China

Plataforma “Janela Única” promete atrair capital estrangeiro e impulsionar o crescimento econômico do BrasilÀs vésperas da Cúpula do G20 de 2024, que acontecerá no...